Das confusões dos pais

Chegamos à um novo capítulo da vida de pais: Pandinha começou na escola. Um tema que rende muitos posts, mas a primeira coisa que quero escrever aqui são sobre os pensamentos de impasse que estamos tendo referente ao futuro escolar do pequeno, portanto, se o post ficar confuso, é puro reflexo de nossa confusão rsrs.

Pandinha começou em uma escola privada com filosofia Montessori.

Analisar de forma comparativa as diferentes metodologias e filosofias educacionais é algo complicado de se fazer de forma científica. Há diversas limitações e por conta destas limitações, há poucos estudos disponíveis e os resultados dos estudos costumam ser inconsistentes. Quando estava a pesquisar qual método gostaria que o Pandinha tivesse na escola, teve um estudo que eu encontrei em que todos os métodos para tentar eliminar as limitações na pesquisa me pareceram ser abordados de forma eficiente. O estudo "Evaluating Montessori Education" da Angeline Lillard e Nicole Else-Quest é um estudo longitudinal excelente que faz um interessante comparativo entre o ensino Montessori e o ensino Tradicional. Aliás que Lillard tem diversos estudos publicados com análises sobre o método Montessori que valem a pena ler se alguém por aí tiver interesse. Enfim, o resumo da ópera nesta pesquisa específica é que, na escola Montessori, os resultados de testes padrões que analisam desempenho acadêmico dos estudantes foram comparáveis ou superiores ao dos estudantes que frequentaram a escola pública tradicional. Bacana né? No entanto, os resultados que mais me chamaram atenção foram dos testes realizados quando as crianças completaram 12 anos de idade: as crianças que frequentavam a escola Montessori tinham atitudes mais positivas direcionadas à desafios e dilemas; e também apresentavam um maior senso de comunidade do que as crianças que frequentavam a escola do método tradicional.

Teor acadêmico é extremamente importante aqui em casa, mas o que me fez escolher o método Montessori foram os resultados referentes ao social e não a parte acadêmica. Se esta foi a parte que me fez decidir sobre matriculá-lo na escola Montessori, por que estou na dúvida de qualquer coisa? Apesar de estar extremamente satisfeita com a escola e o quê o Pandinha está vivendo por lá, estamos com dúvidas quando ele chegar no Kindergaten, ou o ano de Educação Infantil para crianças de 5 anos, o que no caso do Pandinha vai ser quase 6 pois ele faz aniversário em Dezembro e aqui o corte para escola é primeiro de Setembro, ou seja, ele precisa estar com 5 anos completos quando o ano escolar se inicia e isto ocorre em Setembro na terra do Tio Sam.

E qual a dúvida? Vivemos em uma bolha de privilégios e é esta bolha que me deixa no impasse. Moramos em uma cidade com excelentes escolas púbicas. Moro em cidade pequena em que a economia gira praticamente ao redor do hospital Mayo Clinic, isso quer dizer que a maioria dos habitantes estão ligados ao hospital, isso significa que a maioria das famílias são classe média com pais com no mínimo nível superior completo. Por que é importante eu citar isso? Por muitos fatores. O que determina a qualidade de uma escola não é somente a quantidade de incentivo financeiro que a escola recebe, ela está relacionado também com o tipo de estudante que frequenta a escola. Comunidades em que os pais têm maiores condições de incentivar seus filhos: como acesso à bibliotecas, os pais têm tempo e acompanham a educação da criança, o envolvimento das famílias na escola é alto, entres outras coisas, consequentemente têm escolas melhores. E é isso que acontece aqui em nossa cidade, a comunidade é bem envolvida nas escolas. 

Academicamente falando, eu não tenho dúvida que qualquer escola que eu enviar meu filho, ele vai ter oportunidade de se sobressair no que for que ele se empenhe. No entanto, as duas partes que me colocam no impasse são a competitividade predominante nas escolas tradicionais americanas e a falta de exposição aos diferentes grupos sócio ecônomicos predominantes nas escolas privadas.

Eu moro na bolha certo? Meu filho nas escola privada é a bolha dentro da bolha social. Sim, mesmo nas escolas públicas, devido ao local que moramos,  Pandinha provavelmente não vai ter muitas possibilidades de interagir com colegas de classe que vão ter uma situação financeira diferente  da nossa, mas é uma possibilidade que definitivamente não existe enquanto ele estiver na escola privada. Masss, a ideia de enviá-lo a uma escola pautada na cultura da competição me incomoda, muito. Eu sei que para todos estes itens, o que rolar dentro da nossa casa vai ter um peso significativo para o que ele vai seguir, no entanto, preciso olhar com cuidado pois a escola é o maior meio social que nossos filhos vivem. É onde eles aprendem de forma efetiva o que é fazer parte de uma comunidade, como interagir com outras pessoas usando como alicerce o que eles aprenderam em casa. Enfim, escola é a maquete de sociedade deles e estamos pensando um bocado em qual dos lados a nossa vida dentro de casa consegue compensar da melhor forma possível.

Talvez eu esteja pensando demais sobre isso, marido definitivamente está menos preocupado do que eu neste quesito. Ainda temos dois anos para decidir, pois vou manter pandinha na Montessori com absoluta certeza até os 5 anos, ou seja, ainda vai ter um monte de post confusos sobre esta decisão pelos próximos anos rsrs

Comments

  1. haha amei. vou mandar para uma amiga. gostei da sua crítica sobre essa escolha tão importante. espero q faça a melhor decisão. bjs

    ReplyDelete
  2. Não acredito que você esteja se preocupando demais com o assunto, veja bem, nem filhos eu tenho e converso com o meu marido de como vamos educá-los para que eles não crescam dentro da bolha!! Acho sua preocupação normal porque sabe o quanto o seu filho está crescendo num ambiente cheio de privilégios e oportunidades. Mas com pais como você e o seu marido, certeza de que ele vai crescer e se tornar um ser humano do bem, socialmente responsável, pacífico e bom! Fica tranquila que vai dar tudo certo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Paulistana! É uma conversa tão importante, ainda mais que a gente conhece uma outra realidade né? Bjss

      Delete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Cagar não deveria ser tão complicado – parte 2

Eu e o conceito de limpeza nos EUA